Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mestrado
Início do conteúdo da página
Acessos: 5464

O Mestrado em Defesa Biológica está aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob o código 33339007001P2, na área básica de BIOTECNOLOGIA, pelo parecer CNE/CES 182/2017, homologado pela portaria n° 1.359, publicada no D.O.U. de 19/12/2018, Seção 1, Pág. 46

O curso tem a duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses com carga horária de 480 horas, podendo ser prorrogado por mais 12 (doze meses), em casos excepcionais, conforme critérios estabelecidos pela IROFM (Instruções Reguladoras da Organização, Funcionamento e Matrícula) e pelo Regimento Interno do curso.

 

LINHAS DE PESQUISAS:

Defesa Biológica – Microbiologia (Bacteriologia, Virologia e Micologia)

Os trabalhos de pesquisa em bacteriologia serão destinados ao estudo da morfologia, ecologia, genética e bioquímica das bactérias, bem como outros aspectos relacionados. No campo da virologia serão estudados os vírus e suas propriedades, destacando-se os temas imunologia viral, vacinas virais, métodos de diagnósticos e medidas para controle de infecções. Já os temas relacionados à área da micologia se concentram em estudos de fungos de importância médica, desde métodos de análise e diagnóstico até epidemiologia e sua patogenia.

 

Defesa Biológica – Biotecnologia (Imunobiológicos)

A linha de pesquisa se propões a estudar quadros clínicos especiais, ou seja, indivíduos que por uma suscetibilidade aumentada às doenças ou risco de complicações para si ou para outros, decorrente de motivos biológicos como transplante, imunodepressão ou por motivo de convívio com pessoas imunodeprimidas, como profissionais de saúde e familiares de imunodeprimidos, por intolerância aos imunobiológicos comuns devido à alergia ou a evento adverso grave depois de recebê-los, por exposição inadvertida a agentes infecciosos. Com ênfase em processos biotecnológicos desenvolvidos com a finalidade de atender os pacientes.

 

Defesa Biológica – Genética Molecular

A linha de pesquisa Defesa Biológica – Genética Molecular visa concentrar projetos dedicados a estudar e aplicar técnicas de biologia molecular, suas relações e benefícios aos diversos ramos relacionados à Defesa Biológica, além de contribuir para a elucidação de conhecimentos acerca de genomas de microrganismos, animal, vegetal e humano.

 

 PÚBLICO ALVO:

Militares: Oficiais de carreira da ativa do Serviço de Saúde (Médico, Farmacêutico e Dentista) e do Quadro Complementar de Oficiais (Enfermagem e Medicina Veterinária).

Militares de outras Forças: Oficiais de carreira da ativa, portadores de diploma de curso de graduação plena ou curso superior de tecnologia, outorgado por instituição oficial reconhecida pelo MEC, nas áreas das ciências da saúde, farmacêuticas e biológicas.

Civis: Portadores de diploma de curso de graduação plena ou curso superior de tecnologia, outorgado por instituição oficial reconhecida pelo MEC, nas áreas das ciências da saúde, farmacêuticas e biológicas.

Fim do conteúdo da página