Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > História
Início do conteúdo da página

Fundação do IBEx

        Em 19 de dezembro de 1894 foi assinado pelo Presidente Prudente de Moraes o decreto de nº 1.915 criando o Laboratório Militar de Microscopia Clínica e Bacteriologia. Suas atividades, no entanto, somente se iniciaram em 2 de julho de 1896 em um prédio na rua que hoje conhecemos como Senador Furtado no bairro do Maracanã. Na transição do ano de 1898 para o ano de 1899 suas instalações foram transferidas para a Rua General Canabarro 40 permanecendo nesta localidade até 1907. A partir desta data, sob a direção do Major médico José de Araújo Aragão Bulcão, o laboratório passou a funcionar no Pavilhão Rodrigues Alves do Hospital Central do Exército (HCE), ou seja, na rua que hoje conhecemos como Francisco Manoel. A transferência para as atuais instalações no ano de 1932, juntamente com a aquisição da nova nomenclatura, durante o governo provisório de Getúlio Vargas foi um marco decisivo na consolidação deste Instituto como referência nacional no cuidado da saúde dos brasileiros.

         O Instituto Militar de Biologia iniciou suas atividades em 23 de abril de 1932 com a cerimônia de inauguração do atual prédio da administração que contou com a presença do próprio presidente Vargas. Ainda durante a gestão do governo provisório, no ano de 1935, seria concluída a obra de mais dois pavilhões novos: um com dois andares para execução dos serviços técnicos e outro pavilhão com biblioteca, cassino, cozinha e almoxarifado. Em 1943, enfim, adquirimos a atual nomenclatura, Instituto de Biologia do Exército. Outro evento que marcou este período ilustre se registrou no ano de 1944 quando o IBEx se prestou à preparação da Força Expedicionária Brasileira.

        Com o passar dos anos, novas diretrizes e a dinâmica de nossas atividades nos impôs o desafio de mudar todos os dias para resguardar valores seculares. Portanto seguimos transformando nossa estrutura para adequar-nos as demandas deste novo milênio. Nosso patrimônio registra e conta a história de nossas atividades todos os dias. Neste ano de 2021, o IBEX permanece firme no enfrentamento contra a Covid-19, dando continuidade ao compromisso idealizado por sua missão de prestar assistência, com dignidade e eficiência, a seus usuários. Para tanto, em 2021, no combate da Covid-19, o IBEx atuou integralmente nas instalações do Hospital de Campanha baseado no Hospital Central do Exército. Nosso Instituto realizou a Campanha de vacinação contra a Covid-19, vacinando todos os militares e da ativa e os Prestadores de Tarefa por Tempo Certo do Exército Brasileiro no CML. Colaborou de modo considerável, também, na vacinação dos atletas olímpicos e paraolímpicos do Comitê Olímpico Brasileiro.  Além disso, o IBEx inaugura o 1º Mestrado em Defesa Biológica do Brasil, fruto de uma longa caminhada de nossa equipe, que inicia seu primeiro ano letivo em um momento providencial para a defesa biológica do país.

Fim do conteúdo da página